MANUAL
DE ATENDIMENTO PRESENCIAL
1º impacto
Quando um cliente entra na loja, o
funcionário deve deixá-lo explorar sem constrangimento nos primeiros minutos.
Após este tempo, o funcionário deve dirigir-se ao cliente e oferecer ajuda.
No caso do cliente afirmar que
não necessita de ajuda, o funcionário deve afastar-se de modo afável.
Ajuda
Se o cliente estiver, de facto, a
procurar orientação ou aceitar a ajuda oferecida, é necessário perceber que
tipo de produto procura:
Para acessórios:
·
Perceber se é para oferecer ou para si mesmo;
·
Perguntar qual o local onde pretende colocar o
acessório;
·
Aconselhá-lo mediante as suas preferências.
Para óleos:
·
Perguntar qual o uso que o cliente pretende do
óleo;
·
Perceber se é para oferta ou uso próprio;
·
Questionar se o cliente procura algo genérico ou
mais específico;
·
Dar a conhecer a possibilidade de criar o seu próprio
óleo.
Para que a interação seja o mais
positiva possível, é necessário haver uma abertura para com o cliente.
Assim, seja a atender um cliente
ou a receber um pedido de informação, o procedimento deve ser acompanhado de um
sorriso, de um contacto visual amistoso e uma postura correta que demonstre
recetividade. Para isso, deve-se evitar cruzar os braços e encostar-se ou
reclinar-se sobre uma superfície quando em comunicação com o cliente.
A compra
Após o cliente decidir que
produtos irá comprar, deve ser acompanhado à caixa.
Caso o produto seja para oferecer,
o vendedor deve entregar talão de troca.
Após efetuada a transação, em dinheiro ou multibanco, os produtos são entregues ao cliente dentro de um saco fornecido pela FORMULA.
O vendedor deve despedir-se do cliente com uma saudação acompanhada por um sorriso.

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