Regras No Atendimento Presencial

 


MANUAL DE ATENDIMENTO PRESENCIAL

1º impacto

Quando um cliente entra na loja, o funcionário deve deixá-lo explorar sem constrangimento nos primeiros minutos. Após este tempo, o funcionário deve dirigir-se ao cliente e oferecer ajuda.

No caso do cliente afirmar que não necessita de ajuda, o funcionário deve afastar-se de modo afável.

 

Ajuda

Se o cliente estiver, de facto, a procurar orientação ou aceitar a ajuda oferecida, é necessário perceber que tipo de produto procura:

Para acessórios:

·        Perceber se é para oferecer ou para si mesmo;

·        Perguntar qual o local onde pretende colocar o acessório;

·        Aconselhá-lo mediante as suas preferências.

Para óleos:

·        Perguntar qual o uso que o cliente pretende do óleo;

·        Perceber se é para oferta ou uso próprio;

·        Questionar se o cliente procura algo genérico ou mais específico;

·        Dar a conhecer a possibilidade de criar o seu próprio óleo.

 

Para que a interação seja o mais positiva possível, é necessário haver uma abertura para com o cliente.

Assim, seja a atender um cliente ou a receber um pedido de informação, o procedimento deve ser acompanhado de um sorriso, de um contacto visual amistoso e uma postura correta que demonstre recetividade. Para isso, deve-se evitar cruzar os braços e encostar-se ou reclinar-se sobre uma superfície quando em comunicação com o cliente.

 

A compra

Após o cliente decidir que produtos irá comprar, deve ser acompanhado à caixa.

Caso o produto seja para oferecer, o vendedor deve entregar talão de troca.

Após efetuada a transação, em dinheiro ou multibanco, os produtos são entregues ao cliente dentro de um saco fornecido pela FORMULA.

O vendedor deve despedir-se do cliente com uma saudação acompanhada por um sorriso.


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